31.7.08

SUNOMONO


Este post é especial pra Lexa do Meninas Ridículas ... ela comentou que tentou fazer o Sunomono em casa e não saiu muito bom ... então vamos lá, rodei a internet e achei uma receita bem básica e fácil!!

O Sunomono é uma receita simples que pode acompanhar não só as frituras japonesas, mas tb a nossa culinária, principalmente as comidas mais gordurosas para dar uma balanceadinha no prato né ...

Dos ingredientes o único que eu diria que é mais difícil encontrar no mercado (grandes mercados) é o vinagre de arroz. O Hondashi vc encontra facilmente na rede Sonda e Pão de Açúcar, mas se quiser dar uma voltinha e bater perna na Liberdade, lá vc encontra tudinho e muito mais barato!!

Vamos aos ingredientes:

2 pepinos do tipo japonês cortados em rodelas fininhas (não é necessário tirar a casca, basta lavar bem!)
3 gr de wakame (alga marinha) cortada em tiras de 3 cm
2 colheres de café de sal
3 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de glutamato monossódico (AJINOMOTO)
6 colheres de sopa de vinagre de arroz
1/2 pacote de kani kama
2 colheres de chá de Hondashi

1. Misture os pepinos já cortados com 1 colher de café de sal. Deixe descansar por 15 minutos.
2. Deixe o wakame de molho na água até hidratar e dobrar de volume. Feito isso, escorra a água, esprema-os e reserve-os.
3. Desfie o kani-kama e reserve também.
4. Prepare o tempero misturando o sal, açúcar, glutamato, vinagre e hondashi até que esteja tudo bem diluído.
5. Acrescente neste tempero o pepino, o wakame e kani-kama reservados anteriormente, misturando-os. Sirva a seguir.

Bom ... eu amo a culinária japonesa e realmente é muito boa a saladinha ... têm quem goste de colocar um pouco de gergelim torrado ... como eu disse da outra vez, quem fizer e gostar é só avisar!!

Love!!

2 comentários:

Alexa =) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

pra mim, essa saladinha é a melhor do mundo!!! E eu prefiro com gergelim siiiiiiim.. preciso comprar o vinagre de arroz... TORCE POR MIM pq vou tentar novamente, ahahahahah...
acho que o segredo dessa receitinha é utilizar todos os produtos indicados, e não fazer como eu, que tentei usar coisas parecidas... fica terrível!!!

Eu amo comida japonesa tb.. nossa, uma maravilha... mas é tão calórica qto as outras (olha a gorda preocupada falando, aff!)

bjs fia, e sucesso pro seu blog!f

Lexa